Pólipos Uterinos
Pólipos endocervicais são projeções da mucosa do canal do colo do útero podendo levar a sangramento vaginal fora do período da menstruação, principalmente pós-relação sexual.
Os pólipos podem se localizar dentro do canal do colo do útero ou na porção externa do colo. Ocorre em cerca de 5 % das pacientes , são mais comuns em multíparas, com maior incidência na faixa etária dos 40 -50 anos.
É uma doença benigna sendo baixa a possibilidade de se tornar uma doença maligna, os dados da literatura referem o índice de malignidade em torno de 0,5%.
Os pólipos localizados na parte externa do colo do útero podem ser diagnosticados nos exames preventivos de rotina, e os localizados no canal são diagnosticados e tratados com a histeroscopia.
Os pólipos cervicais podem causar sangramento pos relação sexual, sangramento intermenstrual ou metrorragia.
Na maioria das vezes podem ser diagnosticados à no exame ginecológico simples. ectoscopia, com exceção dos pólipos endocervicais com localização alta no canal..
Os pólipos endocervicais são tratados habitualmente no próprio consultório com torção do pedículo e retirada
.
Pólipo endometrial é uma projeção mucosa do tecido que existe no interior do útero chamado endométrio.
Acontecem em aproximadamente 10% da população feminina, principalmente a partir dos 40 anos.São umas das causas do excesso de menstruação e do sangramento uterino fora da menstruação, das cólicas menstruais e fora do período menstrual.
A ultra-sonografia transvaginal permite a suspeita diagnóstica na maioria dos casos, e a histeroscopia confirma o diagnóstico e possibilita o tratamento cirúrgico preciso e correto.
Aproximadamente 25 % das mulheres com sangramento uterino anormal tem pólipo endometrial. As pacientes portadoras de pólipos endometriais têm um risco duas vezes maior de terem câncer de endométrio.
A histeroscopia tem um papel fundamental no diagnóstico e tratamento dos pólipos endometriais.
A histeroscopia permite precisar o número, tamanho, localização, aspecto da superfície, coloração e tamanho da base de implantação dos pólipos endometriais. Permite ainda o diagnóstico de lesões associadas como o mioma uterino e o câncer de endométrio, entre outras.
A recomendação atual é, sempre que possível, fazer a retirada dos pólipos.
A retirada histeroscópica dos pólipos pode ser feita em nível ambulatorial ou de centro cirúrgico.