Infertilidade:
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 15% dos casais em idade de procriação procuram ajuda médica por infertilidade, geralmente após um período de cerca de dois anos sem conseguir conceber.
O problema pode ser de origem tanto feminina como masculina. De um modo geral, a origem da infertilidade é:
- Exclusivamente feminina em cerca de 30 - 40% dos casos.
- Exclusivamente masculina em cerca de 10 - 30% dos casos.
- Em caso de uma combinação de ambos os parceiros cerca de 20 - 30% dos casos apresentam alterações detectáveis.
Incidência percentual das causas de infertilidade
Após os exames médicos, as causas de infertilidade são confirmadas em apenas 5-10% dos casais.
A OMS acredita que há cerca de 60-80 milhões de casais inférteis no mundo.
Atualmente, e apesar disso não constituir verdadeiro consolo (mas pode com certeza ajudar a entender todo o contexto) – engravidar não é assim tão fácil, mesmo para as pessoas que não têm problemas de fertilidade!
É um fato pouco conhecido que os humanos estão entre as criaturas menos férteis da terra.
Há apenas um período muito curto dentro do ciclo menstrual durante o qual a concepção é possível, o que faz com que esta probabilidade seja de apenas 25% a cada mês.
Estima-se que 10% dos casais normalmente férteis não conseguem conceber dentro do seu primeiro ano de tentativas e cerca de 5% após dois anos.
Entre 2 e 10% dos casais em todo o mundo são incapazes de conceber uma criança e mais 10 - 25% apresentam infertilidade secundária, o que quer dizer que depois de uma primeira gravidez bem sucedida, são incapazes de conceber uma segunda criança.
Quanto tempo esperar?
Para um casal fértil normal existem cerca de 20% de probabilidades de conseguir engravidar, em qualquer mês, num período de relações sexuais sem protecção contraceptiva.
Oitenta e cinco a noventa por cento das mulheres que tentam engravidar podem, teoricamente, esperar conceber durante o primeiro ano. Em geral, um casal fértil pode esperar conseguir engravidar em algum momento durante dois anos de tentativas.
Para a mulher na faixa dos vinte anos a trinta anos de idade, a infertilidade é mais geralmente definida como a incapacidade para engravidar após 12 meses de relações sexuais sem proteção de contraceptivos.
No entanto, depois os 35 anos, um certo número de alterações fisiológicas contribuem para um declínio significativo na fertilidade.
De acordo com isso, alguns peritos no assunto acreditam que o período de tempo para caracterizar a incapacidade de engravidar deve ser reduzido para seis meses, neste grupo de idade, de modo que o tratamento para infertilidade em mulheres mais velhas pode começar mais precocemente.
As causas de infertilidade na Mulher
Vamos então falar um pouco das causas de infertilidade na Mulher, dado que podem apresentar muitas formas.
Uma área que fica na base de um espectro de causas é a idade, e nós trataremos essa ampla questão separadamente em: Impacto da Idade.
No entanto, as causas diretas de infertilidade feminina dividem-se em quatro categorias principais:
- Desordens Hormonais ou Ovulatórias
- Desordens Anatómicas
- Desordens Cromossómicas
- Outras causas/inexplicadas (idiopáticas)