ICONTINÊNCIA URINÁRIA
O QUE É ?
A incontinência Urinária é perda involuntária de urina. Não é uma doença mas um sintoma causado por diferentes razões.Embora as mulheres em toda as idades e homens com mais de 60 anos estejam mais sujeitos a perda de urina, este sintoma pode aparecer em qualquer fase da vida.
COMO TRATAR ?
O primeiro passo é o diagnostico correto , pois as causas são variadas e cada pessoa necessita de um tratamento individualizado. Entre as opções terapêuticas existem o tratamento medicamentoso, cirúrgico e a reeducação funcional do assoalho pélvico (musculatura que sustenta a bexiga e os demais órgãos pélvicos).
O QUE É REEDUCAÇÃO FUNCIONAL DO ASSOALHO PÉLVICO
É tratamento fisioterápico que visa o restabelecimento da capacidade de reter a urina .
A reeducação desenvolve as qualidades da musculatura do assoalho pélvico através das seguintes técnicas :
- Cinesioterapia – Exercícios para desenvolve força ,resistência e a contratibilidade da musculatura perineal.
- Eletroestimulaçao – Utilização de eletrodos para emissão de correntes em vários níveis de freqüências objetivando o incremento funcional dos músculos do assoalho pélvico e o controle da hiperatividade vesical (conscientização da bexiga).
- Biofeedback – Medicação da contração da musculatura pélvica , com recursos visuais , que possibilitam a percepção e o acompanhamento pelo próprio paciente (conscientização perineal ).
QUEM SE BENEFICIA
Mulheres e homens incontinentes , crianças gestantes portadores de doenças neurológicas ou em associação ao tratamento cirúrgico e medicamentoso.