HIGIENE INTIMA
Reserve alguns momentos diários para cuidar desta região tão delicada.
Os órgãos genitais da mulher são a vagina e a vulva.
Uma higiene íntima adequada é muito importante para manter os órgãos femininos livres de infecções. O interior da vagina é habitado por centenas de microorganismos que formam a flora vaginal. A função destes microorganismos é manter o equilíbrio com as bactérias e fungos e defender a vagina de infecções.
Por isso não lava a vagina por dentro, não faça duchas vaginais.
Mas o que podemos fazer para termos uma boa higiene íntima?
Durante o banho faça limpeza na vulva, apenas com água, não use sabonete líquido íntimo em orientação médica.
As penas dobras vaginais podem ser higienizadas com lenços humidecidos.
Sempre que evacuar, o ideal é fazer uma limpeza usando uma pequena ducha sem sabonete ou sabonete intimo.
Depois seque o local com papel higiênico, se você não tiver como utilizar a ducha, limpe com papel na direção da vulva para o ânus, nunca ao contrário.
Evite o uso de cremes, loções, desodorantes íntimos, talcos e perfumes na região, eles podem irritar a pele causar infecções e machucados, estes produtos não foram feitos para auxiliar na higiene vaginal.
Evite usar calcinhas sintéticas, roupas muito apertadas e protetores diários de calcinhas.
A vaginite está entre as principais queixas nos consultórios ginecológicos, ela se caracterizam por processos infecciosos ou inflamatórios nos órgãos genitais.
São simples, mas desencadeiam infecções gravíssimas que podem causar complicações na gravidez, no parto e até problemas irreversíveis de saúde como esterilidade.
As vaginites nem sempre são contraídas por ato sexual. As causadas por infecções são 90% dos casos e atingem mulheres na fase reprodutiva e as não-infecciosas atingem principalmente crianças e mulheres idosas.
Estas dicas são de grande valia para sua higiene diária, mas se aparecer algum corrimento, ardor ou desconforto venha à consulta.