A Core Biopsy geralmente é indicada quando for observada alguma alteração na mamografia ou na ultra-sonografia das mamas. Para que se faça um diagnóstico definitivo dessa alteração, a mesma deverá ser analisada ao microscópio pelo médico patologista (estudo anátomo-patológico).

Cerca de 70% das biópsias tem um resultado benigno.

Para que seja feito o estudo anátomo-patológico, será necessária a retirada de pequenos fragmentos do tecido mamário que apresenta alteração (biópsia). Esses fragmentos poderão ser obtidos de duas maneiras: por uma biópsia aberta (realizada no centro cirúrgico), ou por uma biópsia fechada, neste caso a mamotomia, que é realizada ambulatorialmente em um setor de diagnóstico por imagem.

Descrição do procedimento :

Os fragmentos serão obtidos através de uma agulha de calibre grosso, acoplada a um dispositivo que movimenta a agulha dentro da lesão. O posicionamento da agulha de biopsia poderá ser guiado por dois métodos, utilizando-se o mais adequado para cada caso : Mamografia estereotáxica ou Ultra-Som.

O procedimento descrito acima será repetido várias vezes, até que se obtenha quantidade suficiente de tecido para análise.

O material obtido, será retirado pelo laboratório de patologia escolhido.

Terminado o procedimento, serão feitos compressão e gelo locais, tendo como finalidade evitar o sangramento da área biopsiada.

Finalmente, será feita a aproximação das bordas da incisão com "pontos falsos" e um curativo compressivo (faixa).

O que esperar da biopsia de fragmento (core)

O objetivo da core, é somente diagnóstico. Se a alteração for identificada como maligna, a precocidade do diagnóstico e a identificação do tipo de tumor pela Core, darão ao seu médico a oportunidade de adotar condutas, que podem incluir a cirurgia e outras formas de tratamento, com dados mais objetivos em mãos. Algumas alterações benignas são precursoras do câncer de mama. Nestes casos também haverá a necessidade de se complementar a biópsia com a retirada de maior quantidade de tecido através de cirurgia.

Durante o procedimento o paciente poderá sentir desconforto na coluna e no pescoço, causados pela posição e imobilidade necessárias.

 

Gelo e compressão local, após o término do procedimento, no geral, são suficientes para conter eventuais sangramentos. Raramente serão necessários outros tipos de intervenção para contê-lo.

 

É comum sentir um certo desconforto ou dor na mama após o procedimento. O uso de analgésicos do tipo Paracetamol (Tylenol®) ou Dipirona® (Novalgina® , Lisador® ) será suficiente para o alívio da dor. Inchaço e aumento da sensibilidade na mama também são normais, mas cedem espontaneamente em alguns dias.

Em alguns casos raros, os fragmentos retirados podem não ser suficientes para um diagnóstico preciso e concordante. Nesta condição, existe a possibilidade de você ser chamada para uma nova biópsia, para a retirada de mais material. Em outros casos, pode-se optar por uma biópsia aberta (feita no centro cirúrgico).

Recomendações e cuidados :

Avise-nos ANTES da biópsia se o paciente :

* tiver alergia a contrastes radiológicos, a algum medicamento ou ainda a materiais utilizados em curativos;

* já teve alguma reação alérgica a anestésicos (tanto locais como gerais);

* faz uso de anticoagulantes ou aspirina (AAS);

* tem algum problema hepático (doenças do fígado);

* tem diabetes.

* está em tratamento de quimioterapia.

DURANTE a biópsia:

* procure informar-nos sobre qualquer sensação dolorosa ou de desconforto.

* não se esqueça de que Sra não poderá se mexer durante todo o procedimento.

APÓS a biópsia :

* fique em repouso relativo, especialmente com os braços, nas primeiras 24 horas;

* mantenha o enfaixamento por 24 horas sem molhá-lo;

* depois de retirar a faixa, o paciente poderá tomar banho, com o cuidado de não descolar o curativo da pele (ponto falso). Use um top ou sutiã firme para o seu conforto;

* se precisar tomar analgésicos, use Paracetamol (Tylenol® ) ou Dipirona® (Novalgina®, Lisador® ). Não tomar nenhuma medicação que contenha ácido acetil salicílico (AAS);

* após 24 horas da biópsia, o paciente poderá retornar às suas atividades habituais, inclusive dirigir, contanto que as mesmas não envolvam esforços exagerados com os braços;

* somente após uma semana da realização da biópsia, o paciente poderá retornar à ginástica, piscina, sauna e mar .

Informações complementares :

O paciente deverá retornar à clínica para a retirada do curativo em aproximadamente 48 horas.

Informação importante:

Ao comparecer ao Instituto de Radiologia Frei Gaspar trazer seus exames anteriores da região que será examinada.

Este exame deve ser marcado.

O paciente receberá instruções detalhadas sobre a marcação deste procedimento e para tal é necessário que o paciente já saiba a data e horário de sua cirurgia.

Será indispensável a apresentação do pedido de seu médico e dos exames anteriores de mamografia, ultra-sonografia mamária e ressonância de mamas, na recepção para pré-análise e liberação de agendamento por parte de nossos radiologistas.

 

Make a Free Website with Yola.